24 de nov. de 2009

Areal em Ação 2009

Que aqueles que desejam desenvolver a solidariedade não se esgotem em controvérsias menores, e sim lutem juntos contra a injustiça social. (Perrenoud)

Objetivando despertar o sentimento de responsabilidade social, sensibilizando a comunidade interna e externa da escola para um trabalho solidário de atendimento as demandas sociais, culturais e econômicas, incentivando a reciprocidade entre escola e comunidade, no intuito de favorecer patamares de educação com valores indispensáveis à cidadania e a construção de um mundo melhor.

A Escola Municipal Areal I desenvolveu o Projeto Areal em Ação no último dia 29 de outubro, partindo do pressuposto de solidariedade como um fator social, um valor que se atribui aos outros e à comunidade que nos reúne. Em seguida, práticas que traduzem esse valor em atos concretos: partilhar, ajudar, acompanhar, apoiar, aceitar, integrar, interagir etc. Diante desse contexto, com o apoio das áreas de saúde, educação, políticas públicas, profissionais autônomos e empresários a escola promove ações sócio-educativas e práticas relevantes, gerando alternativas humanizadoras para sua comunidade no entorno da escola.

Estiveram envolvidos na realização do projeto alunos, funcionários, docentes e o diretor Geovan Mouzinho, um entusiasta do projeto.

O projeto foi que foi realizado sob a forma de mutirão da cidadania contou com serviços médicos nas mais diversas áreas (consultas, teste anti-HIV, verificação de glicemia, aferição de pressão arterial, entre outros) e serviços igualmente variados como cortes de cabelos, expedição de documentos, oficinas, aulas de xadrez, culminância do Projeto de Leitura 2009 e muito mais. Um dia inteiro dedicado a comunidade.

Selo Escola Solidária 2009

Em 2003, o Instituto Faça Parte - em parceria com o MEC, CONSED, UNDIME e UNESCO - iniciou um projeto para identificar e reconhecer as ações e projetos de Voluntariado Educativo desenvolvidos por escolas de Educação Básica de todo o país: o Selo Escola Solidária.

A cada dois anos, o Selo Escola Solidária reconhece boas iniciativas, ações e projetos solidários que mostram com criatividade e competência que é possível repensar a educação.

As experiências selecionadas revelam a força da articulação da escola como núcleo de cidadania em sua comunidade, melhorando a qualidade da educação que a escola oferece.

Para a edição do ano de 2009 a Escola Municipal Areal I, por meio da iniciativa de Jesuslene Brandão, professora do 2º Ano (Ensino Fundamental) inscreveu o projeto desenvolvido com seus alunos intitulado de “Artesanato na Escola”.

“Acreditamos que a Educação sozinha não pode fazer milagres. Entretanto, ela pode contribuir para o desenvolvimento da solidariedade. E diante da carência sócio econômico e cultural das quais são vítimas as mães de nossos alunos, como também; as mulheres membros da comunidade, surgiu a idéia de desenvolver o Projeto ‘Artesanato na Comunidade’, visando estabelecer também pontes para alcançar metas sócio educativas”, justifica a idealizadora.

O Projeto “Artesanato na Comunidade” foi pelo Instituto Faça Parte, juntamente com escolas de todo o país, com o Selo Escola Solidária 2009, ao lado de outras duas escolas municipais (EM Tresidela I e EM Pau de Estopa I), conheça mais sobre o nosso projeto clicando aqui ou clicando aqui para conhecer os trabalhos reconhecidos de nossas escolas irmãs.

Você pode conhecer melhor o projeto "Artesanato na Comunidade" desenvolvido em nossa escola, no site do Faça Parte clicando aqui.