24 de nov. de 2009

Areal em Ação 2009

Que aqueles que desejam desenvolver a solidariedade não se esgotem em controvérsias menores, e sim lutem juntos contra a injustiça social. (Perrenoud)

Objetivando despertar o sentimento de responsabilidade social, sensibilizando a comunidade interna e externa da escola para um trabalho solidário de atendimento as demandas sociais, culturais e econômicas, incentivando a reciprocidade entre escola e comunidade, no intuito de favorecer patamares de educação com valores indispensáveis à cidadania e a construção de um mundo melhor.

A Escola Municipal Areal I desenvolveu o Projeto Areal em Ação no último dia 29 de outubro, partindo do pressuposto de solidariedade como um fator social, um valor que se atribui aos outros e à comunidade que nos reúne. Em seguida, práticas que traduzem esse valor em atos concretos: partilhar, ajudar, acompanhar, apoiar, aceitar, integrar, interagir etc. Diante desse contexto, com o apoio das áreas de saúde, educação, políticas públicas, profissionais autônomos e empresários a escola promove ações sócio-educativas e práticas relevantes, gerando alternativas humanizadoras para sua comunidade no entorno da escola.

Estiveram envolvidos na realização do projeto alunos, funcionários, docentes e o diretor Geovan Mouzinho, um entusiasta do projeto.

O projeto foi que foi realizado sob a forma de mutirão da cidadania contou com serviços médicos nas mais diversas áreas (consultas, teste anti-HIV, verificação de glicemia, aferição de pressão arterial, entre outros) e serviços igualmente variados como cortes de cabelos, expedição de documentos, oficinas, aulas de xadrez, culminância do Projeto de Leitura 2009 e muito mais. Um dia inteiro dedicado a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário